Hotel Restaurante Promoção e Pacotes Eventos Notícias Contato

Notícias

Guaratuba continua livre da Dengue

Cidades localizadas no litoral como a cidade de Guaratuba, muitas vezes enfrentam sérios problemas sanitários, ocasionando assim doenças indesejáveis. O caso de Guaratuba é totalmente diferente, várias ações desenvolvidas pela Prefeitura fizeram com que Guaratuba pelo segundo ano consecutivo não registrasse nenhum caso de dengue. Durante o ano de 2018, foram 29 casos suspeitos de dengue notificados, contudo, todos descartados através de exames.

Eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti é muito importante pois além da dengue, da zika e da chikungunya, o mosquito é vetor da febre amarela no meio urbano. Não há caso dessas doenças registrado em Guaratuba.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), executa o Programa de Controle de Arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste programa os Agentes de Controle de Endemias (ACE) fazem visitas de rotina a imóveis e terrenos baldios, atendimento a reclamações, inspeções de pontos estratégicos, vistorias para levantamento de índice e eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito.

Nas atividades desenvolvidas no ano de 2018, a equipe atualizou o reconhecimento geográfico em 31.836 imóveis, foram acompanhados 59 pontos estratégicos com 2 visitas mensais e realizadas 68.800 visitas a imóveis e terrenos baldios. Destas visitas foram encontrados 52 imóveis com a presença do Aedes aegypti.

Quando encontrado um imóvel com a presença do mosquito, todos os imóveis em um raio de 300 metros são avaliados. Os imóveis positivos são acompanhados por 18 meses.

A Prefeitura de Guaratuba promove a integração de várias Secretarias Municipais (Administração, Obras, Meio Ambiente, Comunicação, Educação e Saúde) no combate ao mosquito, realizando mutirões de limpeza de ruas, retirada de lixo de terrenos e trabalho de conscientização dos moradores para que os mesmos deem destino correto ao lixo. São feitas também ações nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, ações informativas de prevenção, passeatas e mutirões com alunos nos bairros. O trabalho de conscientização da população e vistoria nos bairros continua esse ano.

Guaratuba é uma cidade limpa, com um acompanhamento próximo da Vigilância Sanitária e com lindas praias extremante limpas e aptas para banho. Venha visitar a cidade de Guaratuba e se hospedar nos Hotéis VillaReal, localizados em Caieiras e Praia Central.

 

Comente no Facebook
Voltar para a listagem