Hotel Restaurante Promoção e Pacotes Eventos Notícias Contato

Notícias

Gruta da Santa em Guaratuba

Já ouviu falar da Gruta da Santa? Conheça como surgiu esse ponto turístico em Guaratuba.
O lugar também é conhecido como largo de Nossa Senhora de Lourdes ou fonte do Itororó, que significa pequena cachoeira em Tupi-Guarani
Na encosta do Morro do Pinto em frente ao Colégio 29 de abril, está localizada a fonte do Itororó, popularmente conhecida como a Gruta da Santa. A fonte natural de água é um dos atrativos turísticos do município, recebendo visitantes de todo o país e do exterior durante todo ano em Guaratuba

O fato que transformou a fonte em um local de culto às santas, aconteceu no dia 30 de julho de 1935, quando a devota de Nossa Senhora de Lourdes, Guilhermina Cordeiro, doou ao município as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete, que foram colocadas na encosta do morro, um pouco acima da nascente de água. A partir de então várias graças são atribuídas as Santas, fatos comprovados por meio das inscrições colocadas pelos devotos na parede da capela que protege a imagem da Senhora de Lourdes. Esta capela de pedra foi construída pelo casal Heitor e Zina Borges,em 1935.

Centenas de pessoas visitam Guaratuba para prestar homenagem e pagar suas promessas a Senhora de Lourdes e Santa Bernadete pelas graças alcançadas.

Lendas:

** Uma lenda diz que uma imagem do Divino Espírito Santo, achada junto à matriz, foi banhada em suas águas.

**Outra lenda conta que em tempos passados, as pessoas tinham receio de passar por este local, principalmente ao anoitecer, pois se ouvia um batido de machado cortando as árvorese o murmúrio constante de uma alma sofredora.

**Há uma outra que diz que sua água é benta e quem dela bebe, nunca mais se esquece do município e sempre retorna.

Guaratuba é uma cidade turística que possui vários pontos interessantes para visitação, hospede-se no Hotel VillaReal Caieiras ou no Hotel VillaReal Central e conheça de perto a bela cidade de Guaratuba.

Comente no Facebook
Voltar para a listagem