Conhecendo São Chico – Igreja Nossa Senhora da Graça

A primeira Igreja construída no estado de Santa Catarina é a Igreja Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco do Sul, que iniciou sua construção em 1658 e foi concluída em 1665, no mesmo ano do falecimento do fundador da Cidade de São Francisco do Sul – Cap. Manoel Lourenço de Andrade.

“A igreja foi toda construída pelos escravos com três elementos: pedra, cal e óleo de baleia. Na época, o óleo de baleia fazia a vez do cimento. Já a cal era feita com as conchas, como se fosse uma argamassa. Tudo depois era misturado ao óleo de baleia”. Santuário Nossa Senhora da Graça traz uma arquitetura que encanta, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é considerado o terceiro mais antigo do país.

Uma parte da igreja atualmente abriga o MAS (Museu de Arte Sacra), que foi inaugurado em 2013 e possui um acervo de 800 peças. Também fazem parte do acervo vestimentas litúrgicas, prataria, objetos usados em cultos, livros, resplendores e adornos que são colocados em Nossa Senhora da Graça.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *